Quantcast
Channel: Música em Stock » 1971
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Led Zeppelin : IV

$
0
0

Quantos álbuns temos nos quais não nos damos ao trabalho de passar uma faixa à frente? Quantos dedos e quantas mãos conseguimos contar com esses discos? IV (nome comummente atribuído a este disco sem título) dos Led Zeppelin é um desses discos que se não é perfeito, está a um cabelo disso.

Uma audição de sonho, com 8 temas irrepreensíveis que não dão vontade de saltar uma única vez e de perder um único pormenor, onde se incluem alguns dos temas mais populares da banda inglesa como Black Dog e Rock and Roll e mesmo aquele que foi votado como o tema mais popular da música rock – Stairway to Heaven.

A épica composição de Stairway Heaven, com os seus 8 magistrais minutos, condensa a essência da banda e é um dos muitos panos para mangas que este disco oferece, já que dá lugar a uma teoria nunca comprovada pela banda: a inclusão de mensagens de adoração ao Diabo, se a letra do tema for ouvida ao contrário. Nada mau para alimentar ainda mais aura de mistério da letra e de um dos temas mais adorados e ouvidos de sempre.

A própria imagem central do livrete do álbum se for encostada a um espelho, mostra a cara de uma besta (ou do Black Dog como é insinuado) nas rochas, por debaixo do eremita.

Quanto à música em si, esta cristaliza a raiz folk inglesa da banda, com tons de blues e travos de heavy metal e psicadelismo, servindo para definir não só o som destes 4 excepcionais músicos para a posterioridade, como também o som hard rock de uma década inteira (se é que não definiu mesmo o hard rock e o heavy metal para sempre).

Desde a energia inicial do de Black Dog e Rock and Roll,  às baladas de The Battle Evermore, que tem a palavra “misticismo” escrita por toda a parte, e de Going to California, que é o topo da folk dos LZ, IV é um álbum memorável e intocável que se encontra com mérito e justiça na lista dos melhores discos de sempre.

À imagem e tamanho de Stairway to Heaven está também o tema final When The Levee Breaks, numa espiral de blues que leva o ouvinte em vertigem pelo ralo abaixo (“Going down, going down now!”) e que muitas ninhadas e gerações de bandas psicadélicas influenciou desde o seu surgimento.

Nada que causa consternação: basta carregar em play novamente e dar graças por se estar vivo e com os ouvidos de boa saúde. |João Moura

 

Infelizmente, por motivos pelos quais somos totalmente alheios este vídeo pode já não estar disponível. Se for o caso aceita as nossas desculpas e informa-nos se possível. Obrigado!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images